Ultimamente esta uma correria danada por aqui.
Não estou tendo muito tempo de me comunicar, seja por aqui, msn, orkut ou celular.
Mas esta tudo tranquilo, provavelmente quinta vou disponibilizar um tempinho pra botar as coisas em dia.
Abrass
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Second Job
Inicialmente pensei que achar emprego seria praticamente uma missão impossível, estava preparado para o pior já, ou seja, arrumar emprego somente no 2 ou 3 mês aqui, mas como quem procura acha, estou com um emprego temporário na Arnotts como já falei e por incrivel que pareça estou em experiência em um novo a partir dessa semana.
Essa semana vou começar a trabalhar no KFC como "Front of House", basicamente é ficar na área da fente do restaurante, seja tirando pedidos ou limpando as mesas. Pra quem não sabe KFC (Kentucky Fried Chicken) é uma franquia americana e tem unidades espalhadas pelo mundo todo, seria como se fosse um Mc Donalds ou um Burger King da vida. Quem nunca viu aqueles filmes americanos onde eles saem com um balde cheio de frango frito, pois é, aquilo é produto da KFC. Mas eles também vendem, alem do frango, sanduiches, saladas e sobremesas.
Esse emprego no KFC é de experiência de 01 mês, se eu fizer tudo certinho e ele gostarem do meu trabalho, daí sim eu ganho um contrato permanente.
Não sei se vou conseguir conciliar os 2 trabalhos, pois os dois exigem que eu seja flexivel em relação aos horários e dias de trabalho e que esteja a disposição deles. Bom....pra essa semana tudo ok, consegui ajeitar meus horários para que possa ir nos 2, porém para semana que vem será uma nova história rsrsrsrs.
O que eu tenho a dizer é....esta sim dificil de conseguir arrumar emprego por aqui, tem que entregar muitos curriculuns, enviar bastante e-mails e ainda ter contato com várias pessoas, porém não é impossível de achar algum, afinal eu estou com 02 empregos em apenas 01 mês aqui na Irlanda. Basta ter um pouqinho de perserverança que uma hora alguma coisa boa aparece.
sábado, 12 de dezembro de 2009
Custo de Vida
Antes de chegar aqui em Dublin achei que o custo de vida iria ser um pouco parecido com o Estados Unidos. Mas Dublin é a cidade com um dos maiores custos de vida da Europa, tudo aqui é mais caro para se comprar, desde eletrônicos, roupas até comida e bebida. Muitas pessoas vão para a Irlanda do Norte e lotam o carro de compras porque compensa bem mais.
Tudo bem que o aluguel que pagamos aqui é bem mais em conta dos EUA onde a gente pagava uns US$320 cada um por mês e dividir o quarto em 4 pessoas. Aqui pagamos 225 euros por mês e divido o quarto com apenas 01 pessoa, sem contar as facilidades que temos na casa, fogão, tv, internet e bastante espaço =D.
Porém assustei quando fui dar uma olhada em roupas e eletrônicos pra comprar. Assim....tem roupas baratas, tem a Penneys aqui, que vende casacos a 10 euros, porém sem marca nenhuma e tem que tomar cuidado porque tem muitos defeitos de fabricação. Agora se for pra comprar coisa de qualidade, de marca tipo...Levi's, Tommy, Diesel tem que preparar um pouco o bolso pq uma calça não vai sair por menos de 60 euros, isso aquelas das promoções porque as da coleção atual mesmo não rola. E essa mesma regra vale para Notebook ou outros eletrônicos, onde tem que pagar uns 1000 euros pra pegar um bom. Assim....se não for feito nenhuma conversão é barato os produtos, porém quando vc converte para o real ou até mesmo para o dolar, as vezes acaba compensando comprar no Brasil e não por aqui.
No começo estava fazeno uma planilha com todos os meus gastos, quanto ia com alimentação, moradia, baladas e outros gastos, porém me perdi em algum momento e agora ficou dificil de retomar rsrsrs e confesso que a preguiça ta batendo mais forte que o planejamento e organização hehehehe.
Mas assim....estimo que daqui pra frente terei um gasto mensal de não mais que 600 euros por mês. Vou tentar jogar uns valores que lembro de cabeça agora e fazer uma simulação rapida.
Aluguel: 225
Contas (energia, gas, Internet e tv a cabo): 65
Alimentação: 120
Transporte: 75
Baladas: 80
Total: 565,00
Assim....joguei os valores um pouco pra cima, porém sempre acaba surgindo um imprevisto e outro então os valores serão aproximados a isso.
Fazendo um calculo pelo salário mínimo aqui e pela quantidade de horas que nos é permitido trabalhar na semana. O salario é 8,65 por hora e podemos trabalhar maximo 20 horas por semana.
8,65x20 = 173 por semana x 4 semanas = 692 por mês.
O que mostra que trabalhando apenas 20 horas na semana e recebendo o salário mínimo vai dar pra me manter tranquilo por aqui e ainda sobrar um pouco para usar em viagens. =D
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Bicicleta
Um transporte muito utilizado pelos Irlandeses é a bicicleta. Sempre andei reparando nas ruas a quantidade de pessoas que utilizam esse transporte.Também existem vários pontos na cidade onde existem ciclovias por aqui os motoristas respeitam bastante os ciclistas, pelo menos mais do que respeitam os pedestres.hahahaha
No centro de Dublin existem as "Dublin Bikes" que são bicicletas da prefeitura espalhada em vários pontos do centro, onde através de um cartão que vc faz anualmente vc tem o direito de utilizar as bicicletas. O valor da taxa anual é de 10 euros. E os custos para utilizar as bikes são os seguintes:
30 minutos: Free
1 hora: 0,50
2 horas: 1,50
3 horas: 3,50
4 horas: 6,50
Então a dica seria usar ela por 30 minutos, devolver para a estação mais próxima e quando precisar usar de novo usar durante o intervalo de 30 minutos apenas, assim vc não precisa pagar nada.
Bom....como falei muitas pessoas aqui optam por utilizar as bicicletas como meio de transporte, seja apenas para exercitar, realizar alguma atividade física diária, não poluir o ambiente, economizar uma grana e também acreditem....pelo tempo, muitas vezes é mais rápido chegar a determinados pontos da cidade de bicicleta do que de carro ou de ônibus, por causa do transito, que sinceramente é uma verdadeira bagunça por aqui, fiquei indignado, a cidade definitivamente precisa de um planejamento para organizar o tráfico de carros e ônibus, porque o atual é um caos.
Comprei minha bicicleta esses dias, numa feirinha de usados que fica próximo a Parnel Street, paguei 40 euricos nela, aparentemente ela está inteira, com certeza não é a melhor bicicleta mas vai me ajudar a locomover pela cidade.
Com a bicicleta ganha-se muito mais tempo por aqui, além de economizar uma grana que iria se gastar com ônibus. Pra ir a pé até minha escola eu gasto uns 40 minutos, de bicicleta indo bem tranquilo sem pressa, da no máximo uns 15 minutos. E pra ir pro trabalho também, a mesma coisa.
O único problema é quando a chuva está muito forte, daí fica impossível usar a bicicleta, porque senão vc chega todo incharcado na aula ou no trabalho, mas quando está só garoando, que é o normal aqui, é tranquilo de usar.
Aparentemente a Irlanda está me transformando em um atleta rsrsrsrs, primeiro eram as caminhadas diárias que somadas, no final do dia dariam algo em torno de 10 km. Agora irei fazer esses 10 km ou quem sabe mais de bicicleta. Enfim...voltarei para o Brasil, espero...com condicionamento físico bem melhor do que saí hahahahaah.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Arnotts
Bom essa semana comecei oficialmente como sales assistant da Arnotts, a maior e mais antiga loja de deparmanetos da Irlanda. A loja atende apenas clientes de classe-média para cima, pois seus preços são mais elevados em comparação com várias lojas daqui. Então quem vem para a Arnotts espera receber um tratamento diferenciado, todos os vendedores são extremamente atenciosos e a loja sempre está oferecendo um diferencial de qualidade para seus clientes. Ontem mesmo estavam servindo champagne, vinho e uns salgadinhos para todos os clientes.
O meu trabalho em si não é dificil, eu achei que iria efetivamente vender alguma coisa, mas como assistente de vendas minhas funções são apenas ajudar os consumidores com qualquer dúvida que eles tiverem, guia-los para a seção correta, repor os estoques e arrumar as prateleiras.
Recebemos o horário dessa semana e pelo que vi iremos trabalhar apenas 12 horas nessa semana, o que é uma pena pois queria tentar pegar pelo menos as 20 horas pra conseguir tirar uma grana +ou-, mas provavelmente na próxima semana vai apurar mais e vou conseguir fazer mais horas.
Inclusive ontem era para ter trabalhado apenas 3 horas e acabei trabalhando 4, sinal de que mais pra frente, quanto mais perto do Natal vão precisar da gente pra fazer mais horas.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Imigração
Um pouco antes de ir na imigração várias pessoas estavam comentando que precisava chegar cedo, que depois de certo horário não se atendia e que sempre tem uma fila enorme lá, aparentemente isso mudou e a fila está bem menor agora.
Bom...fui esses dias na imigração para pegar meu GNIB (GARDA NATIONAL IMIGRATION BUREAU) e ganhar um novo carimbo no meu passaporte, agora sim permitindo que eu fique por 01 ano aqui na Irlanda. Acordei era umas 5 da manhã e fui chegar lá no Imigration Service por volta das 6:30 da manhã (madrugadaaaaça), acreditem ou não cheguei lá já existia uma pequena fila. Eles só abrem as portas após as 8 horas, então era um bom tempinho esperando lá fora, na chuva e no vento.
Nesse dia extraordinariamente eles abriram as portas as 7:30 deixando todo mundo entrar e se organizar em uma nova fila. Pra mim estava ótimo porque eu deveria ser o 15 da fila, ficamos uns 5 minutos alinhados nessa fila, quando chega o oficial da imigração falando: "Todos os estudantes devem se dirigir para o outro lado do salão. E foi nessa hora que a fila deixou de existir, ou seja, não fazia mais diferença se vc chegou as 6 da manhã ou 8 horas, eles simplesmente falaram que não tinham como controlar e que fizeram isso para tirar o pessoal da chuva.
Eu honestamente fiquei muito puto, afinal tinha acordado super cedo para poder ir embora mais cedo, e naquela confusão toda o número que consegui pegar foi apenas o 106, quando na verdade deveria ser o 15. Muitas injustiça, mas fazer o que né....o jeito era esperar.
Nesse meio tempo da longa espera até ser chamado, conversei com várias pessoas, alguns brasileiros, um cara da africa eu acho e um mauricio que estava sentado ao meu lado, que tinha chego 8 e meia e conseguiu um numero antes do meu ainda, dá pra acreditar?? O bom que ele ficou de ver no hotel que ele trabalha pra ver se consegue alguma coisa pra mim e me indicar, e também aparentemente ele é gente boa.
Chegando a minha vez de ser atendido, era meio-dia e pouco, o oficial da imigração apenas pediu meu passaporte e o meu extrato do banco (statement) comprovando que eu tinha depositado os 1000 euros. Paguei a taxa de 150 euros pra tirar o visto (descontei do meu VTM), ele tirou uma foto e pediu pra aguardar eles me chamarem pelo microfone, para enfim pegar meu GNIB card.
Enfim fui sair de lá era 13:30, depois de 7 horas, enfim missão cumprida...Se eu soubesse teria chego mais tarde lá que não teria problemas, pois até após o meio-dia ainda estava sendo entregue os numeros.
Imigração
Endereço:
13-14 Burgh Quay
Dublin 2
Horário de funcionamento:
Segunda a quinta-feira das 9:30 às 22:00
Sexta-feira das 9:30 às 16:00
Bom...fui esses dias na imigração para pegar meu GNIB (GARDA NATIONAL IMIGRATION BUREAU) e ganhar um novo carimbo no meu passaporte, agora sim permitindo que eu fique por 01 ano aqui na Irlanda. Acordei era umas 5 da manhã e fui chegar lá no Imigration Service por volta das 6:30 da manhã (madrugadaaaaça), acreditem ou não cheguei lá já existia uma pequena fila. Eles só abrem as portas após as 8 horas, então era um bom tempinho esperando lá fora, na chuva e no vento.
Nesse dia extraordinariamente eles abriram as portas as 7:30 deixando todo mundo entrar e se organizar em uma nova fila. Pra mim estava ótimo porque eu deveria ser o 15 da fila, ficamos uns 5 minutos alinhados nessa fila, quando chega o oficial da imigração falando: "Todos os estudantes devem se dirigir para o outro lado do salão. E foi nessa hora que a fila deixou de existir, ou seja, não fazia mais diferença se vc chegou as 6 da manhã ou 8 horas, eles simplesmente falaram que não tinham como controlar e que fizeram isso para tirar o pessoal da chuva.
Eu honestamente fiquei muito puto, afinal tinha acordado super cedo para poder ir embora mais cedo, e naquela confusão toda o número que consegui pegar foi apenas o 106, quando na verdade deveria ser o 15. Muitas injustiça, mas fazer o que né....o jeito era esperar.
Nesse meio tempo da longa espera até ser chamado, conversei com várias pessoas, alguns brasileiros, um cara da africa eu acho e um mauricio que estava sentado ao meu lado, que tinha chego 8 e meia e conseguiu um numero antes do meu ainda, dá pra acreditar?? O bom que ele ficou de ver no hotel que ele trabalha pra ver se consegue alguma coisa pra mim e me indicar, e também aparentemente ele é gente boa.
Chegando a minha vez de ser atendido, era meio-dia e pouco, o oficial da imigração apenas pediu meu passaporte e o meu extrato do banco (statement) comprovando que eu tinha depositado os 1000 euros. Paguei a taxa de 150 euros pra tirar o visto (descontei do meu VTM), ele tirou uma foto e pediu pra aguardar eles me chamarem pelo microfone, para enfim pegar meu GNIB card.
Enfim fui sair de lá era 13:30, depois de 7 horas, enfim missão cumprida...Se eu soubesse teria chego mais tarde lá que não teria problemas, pois até após o meio-dia ainda estava sendo entregue os numeros.
Imigração
Endereço:
13-14 Burgh Quay
Dublin 2
Horário de funcionamento:
Segunda a quinta-feira das 9:30 às 22:00
Sexta-feira das 9:30 às 16:00
sábado, 21 de novembro de 2009
Curiosidades da Irlanda
Não sei se todo mundo sabe disso, mas aqui na Irlanda eles dirigem do lado errado oposto ao nosso, ou seja, o volante fica no lado direito do carro, e claro os sentidos das ruas aqui também são inversos, assim como na Inglaterra, Japão e alguns outros países.
Achei que seria a coisa mais normal do mundo me adaptar a isso, tudo bem que é diferente do que estava acostumado no Brasil, porém não sabia que iria demorar tanto tempo para me axostumar. Na verdade ainda não me acostumei para atravessar a rua hahahaha....Nos primeiros dias estava sempre olhando pro lado errado, o que quase me levou a quase ser atropelado algumas vezes hehehehehe e tambem a ouvir várias buzinadas. Porque aqui na Irlanda não é costume os motoristas darem preferência para o pedestre atravessar a rua, aqui os carros tem a preferência e ninguém da passagem não.
Agora eu sempre olho dos dois lados pra atravessar a rua, não importa se é mão única ou não rsrsrs, pelo menos não corro o risco de ser atropelado hahaha.
Achei que seria a coisa mais normal do mundo me adaptar a isso, tudo bem que é diferente do que estava acostumado no Brasil, porém não sabia que iria demorar tanto tempo para me axostumar. Na verdade ainda não me acostumei para atravessar a rua hahahaha....Nos primeiros dias estava sempre olhando pro lado errado, o que quase me levou a quase ser atropelado algumas vezes hehehehehe e tambem a ouvir várias buzinadas. Porque aqui na Irlanda não é costume os motoristas darem preferência para o pedestre atravessar a rua, aqui os carros tem a preferência e ninguém da passagem não.
Agora eu sempre olho dos dois lados pra atravessar a rua, não importa se é mão única ou não rsrsrs, pelo menos não corro o risco de ser atropelado hahaha.
Uma coisa que ajuda bastante o pedestre e principalmente os turistas é que nas ruas está escrito a direção que você tem que olhar para atravessar a rua. "Look Right" or "Look Left".
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Primeiro Emprego
Após passar 2 semanas enviando curriculum pela internet, andando pelas ruas procurando as benditas plaquinhas de "Staff Wanted", "Hiring", pedindo para amigos tentarem indicar para alguma vaga de emprego, finalmente consegui um emprego por aqui, tudo bem é temporário, mas pra mim ja ta valendo.
Bom...semana passada recebi uma ligação da Arnotts uma loja de departamentos aqui da Irlanda, ela é enorme, são 4 andares de loja, vende roupas, acessórios, perfumaria, maquiagem, cama mesa e banho e até móveis. A loja é bem parecida com as americanas Macys e J C Penney, pois trabalha com várias marcas como Levi's, armani, hugo boss, enfim....essas e várias outras. ~
Recebi a ligação da Arnotts, porém não escutei o telefone tocar, e quando vi tinha uma mensagem de voz para ouvir. Mensagem de voz no Brasil é coisa que nunca ninguém usa, todo mundo desliga quando chega nela, mas aqui todo mundo usa e todo mundo deixa recado. Então tive que aprender a utilizar e ativar a minha para poder ouvir a mensagem que tinham me deixado. Ouvi a mensagem e anotei o número para ligar de volta, porém tinha um pequeno detalhe....... eu não conseguia entender o nome da loja (até esse ponto ainda não sabia que era a Arnotts)ouvi umas 5x e não consegui. Como era emprego, tratei de ligar imediatamente, afinal emprego é algo fundamental aqui em Dublin. Liguei e pedi para falar com a Ema (RH), e consegui agendar a entrevista para o dia seguinte, anotei o endereço, só fiquei com receio de perguntar o nome da loja, pensei que não iria causar uma boa impressão, então deixei quieto, resolvi descobrir sozinho. Tentei achar a loja só pelo endereço, fui na bendita rua, porém ela é grande e muitas lojas não tem nem número na fachada o que dificulta pra achar. Desisti de procurar a loja e resolvi voltar pra casa. Chegando lá encontrei o Steo (landlord) na sala, pedi pra ele ouvir a mensagem de voz pra ver se identificava, afinal ele é irish então tem que ser fácil pra ele. Realmente foi facil, ele pegou de primeira e falou: a vaga é para trabalhar na Arnotts. Fiquei contente e puto ao mesmo tempo, contente por saber qual loja que era e puto porque eu não entendi antes..... botei pra tocar de novo e daí sim consegui ouvir o Arnotts rsrsrsr. Acho que meu ouvido ainda não está 100% pro inglês não hehehehehe.
Fui na entrevista no dia seguinte, como não sabia o que vestir fui de social (terno e grvata) para não errar, melhor pecar pelo excesso do que pela falta né. Bem vestido nunca é demais. Como já falei a loja é enorme e demorei uns 10 minutos pra achar o RH.
Esperei um pouco e logo fui chamado, a entrevista foi igual quando você vai nessas grandes empresas, são várias perguntas e ela vai marcando tudo. Ela foi super atenciosa comigo, sempre simpática e ainda elogiou meu inglês, o que me deixou bastante contente, uma entrevistadora irish elogiar que eu falo bem o inglês, salvou o meu dia, mesmo que não fosse contratado estava contente hahhaahhaha. tah tah não vou forçar tanto, mas fiquei contente =D.
Depois da entrevista ela disse que daria a resposta até o final da outra semana, que na verdade é essa semana atual. Hoje estava lá na Imigração (bom a imigração merece outro tópico depois) esperando na fila e recebo a ligação da Ema dizendo que fui contratado e que faço o treinamento na semana que vem e na outra já estou trabalhando \o/.
Aaaah a vaga é pra sales assistant, na minha opinião um trabalho bom, pois vc fica lá dentro da loja no quentinho e sem muito esforço físico.
Agora o próximo passo é achar um emprego permanente, pois esse é apenas para a época do Natal, mas estou contente por já ter arrumado esse. Sinal de que não é impossível achar um, basta procurar e mostrar que está apto para exercer o cargo.
Bom...semana passada recebi uma ligação da Arnotts uma loja de departamentos aqui da Irlanda, ela é enorme, são 4 andares de loja, vende roupas, acessórios, perfumaria, maquiagem, cama mesa e banho e até móveis. A loja é bem parecida com as americanas Macys e J C Penney, pois trabalha com várias marcas como Levi's, armani, hugo boss, enfim....essas e várias outras. ~
Recebi a ligação da Arnotts, porém não escutei o telefone tocar, e quando vi tinha uma mensagem de voz para ouvir. Mensagem de voz no Brasil é coisa que nunca ninguém usa, todo mundo desliga quando chega nela, mas aqui todo mundo usa e todo mundo deixa recado. Então tive que aprender a utilizar e ativar a minha para poder ouvir a mensagem que tinham me deixado. Ouvi a mensagem e anotei o número para ligar de volta, porém tinha um pequeno detalhe....... eu não conseguia entender o nome da loja (até esse ponto ainda não sabia que era a Arnotts)ouvi umas 5x e não consegui. Como era emprego, tratei de ligar imediatamente, afinal emprego é algo fundamental aqui em Dublin. Liguei e pedi para falar com a Ema (RH), e consegui agendar a entrevista para o dia seguinte, anotei o endereço, só fiquei com receio de perguntar o nome da loja, pensei que não iria causar uma boa impressão, então deixei quieto, resolvi descobrir sozinho. Tentei achar a loja só pelo endereço, fui na bendita rua, porém ela é grande e muitas lojas não tem nem número na fachada o que dificulta pra achar. Desisti de procurar a loja e resolvi voltar pra casa. Chegando lá encontrei o Steo (landlord) na sala, pedi pra ele ouvir a mensagem de voz pra ver se identificava, afinal ele é irish então tem que ser fácil pra ele. Realmente foi facil, ele pegou de primeira e falou: a vaga é para trabalhar na Arnotts. Fiquei contente e puto ao mesmo tempo, contente por saber qual loja que era e puto porque eu não entendi antes..... botei pra tocar de novo e daí sim consegui ouvir o Arnotts rsrsrsr. Acho que meu ouvido ainda não está 100% pro inglês não hehehehehe.
Fui na entrevista no dia seguinte, como não sabia o que vestir fui de social (terno e grvata) para não errar, melhor pecar pelo excesso do que pela falta né. Bem vestido nunca é demais. Como já falei a loja é enorme e demorei uns 10 minutos pra achar o RH.
Esperei um pouco e logo fui chamado, a entrevista foi igual quando você vai nessas grandes empresas, são várias perguntas e ela vai marcando tudo. Ela foi super atenciosa comigo, sempre simpática e ainda elogiou meu inglês, o que me deixou bastante contente, uma entrevistadora irish elogiar que eu falo bem o inglês, salvou o meu dia, mesmo que não fosse contratado estava contente hahhaahhaha. tah tah não vou forçar tanto, mas fiquei contente =D.
Depois da entrevista ela disse que daria a resposta até o final da outra semana, que na verdade é essa semana atual. Hoje estava lá na Imigração (bom a imigração merece outro tópico depois) esperando na fila e recebo a ligação da Ema dizendo que fui contratado e que faço o treinamento na semana que vem e na outra já estou trabalhando \o/.
Aaaah a vaga é pra sales assistant, na minha opinião um trabalho bom, pois vc fica lá dentro da loja no quentinho e sem muito esforço físico.
Agora o próximo passo é achar um emprego permanente, pois esse é apenas para a época do Natal, mas estou contente por já ter arrumado esse. Sinal de que não é impossível achar um, basta procurar e mostrar que está apto para exercer o cargo.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Alimentação
A principio achei que minha alimentação aqui na Irlanda fosse ser quase igual nos EUA, ou seja, 95% fast-food, mas até que estou surpreso com a qualidade das refeições que venho fazendo. Claro na primeira semana foi terrível, por que não tinha lugar pra cozinhar e mesmo que se tivesse, convenhamos não iria fazer muita diferença pra mim hahahahaahaha. Então a alimentação da primeira semana o almoço foi quase 100% Burger King (double cheese burger + batata + coca) tudo isso por apenas 3,50 e a janta ficava na dependência da host-family, a comida não era das melhores não, mas....com fome a gente engole qualquer coisa né? rssrsrs
Bom....agora que estamos alojados já, com casa permanente, nossa alimentação tem melhorado muito, porque além daqui termos nosso próprio espaço, podemos guardar as coisas na geladeira com mais liberdade, tentar encarar o fogão de vez em quando rsrssr.
Mas realmente a maior sorte foi que na casa tem 2 pessoas que cozinham super bem, o Yuchi (frances) e o Marcelo (brasileiro), então vira e mexe eles estão preparando algumas refeições pra gente. Já comemos frango assado, peixe, macarronada, arroz com legumes, carne de panela e até uma torta de maçã com banana.
Só por essas 2 semanas aqui já bateu os 4 meses do EUA, pelo menos em relação a comida. Ainda não me arrisquei na cozinha não, mas acredito que em breve estarei tentando algumas coisas um pouco mais fáceis que vi o pessoal fazendo.
Ahhh mãe, aqui tem aquela panela de arroz igual que tem em casa, então pra fazer arroz axo que é sussa. Já fritei hamburger por aqui e esses dias arrisquei até um ovo, confesso que ficou bom até hahahahha.
Mas sem uma coisa com certeza não iria conseguir viver por aqui, PÃO, esse alimento é milagroso, pois como praticamente todo dia, café da manhã, as vezes pão na janta, pão a tarde, é o tipo de coisa que da pra comer a qualquer hora sem problemas, facil de fazer, enfim...uma mão na roda aqui.
Em breve estarei cozinhando por aqui, agora estou sempre atento quando o pessoal vai cozinhar pra ver como faz, enfim para não ter que ficar dependendo de alguem cozinhar pra eu poder comer.
Fizemos nossa compra que tem que durar por 2 semanas, gastamos 20 euros cada um. Compramos tudo pela internet (tesco) e é entregue na porta da nossa casa. (viva a tecnologia).
Bom....agora que estamos alojados já, com casa permanente, nossa alimentação tem melhorado muito, porque além daqui termos nosso próprio espaço, podemos guardar as coisas na geladeira com mais liberdade, tentar encarar o fogão de vez em quando rsrssr.
Mas realmente a maior sorte foi que na casa tem 2 pessoas que cozinham super bem, o Yuchi (frances) e o Marcelo (brasileiro), então vira e mexe eles estão preparando algumas refeições pra gente. Já comemos frango assado, peixe, macarronada, arroz com legumes, carne de panela e até uma torta de maçã com banana.
Só por essas 2 semanas aqui já bateu os 4 meses do EUA, pelo menos em relação a comida. Ainda não me arrisquei na cozinha não, mas acredito que em breve estarei tentando algumas coisas um pouco mais fáceis que vi o pessoal fazendo.
Ahhh mãe, aqui tem aquela panela de arroz igual que tem em casa, então pra fazer arroz axo que é sussa. Já fritei hamburger por aqui e esses dias arrisquei até um ovo, confesso que ficou bom até hahahahha.
Mas sem uma coisa com certeza não iria conseguir viver por aqui, PÃO, esse alimento é milagroso, pois como praticamente todo dia, café da manhã, as vezes pão na janta, pão a tarde, é o tipo de coisa que da pra comer a qualquer hora sem problemas, facil de fazer, enfim...uma mão na roda aqui.
Em breve estarei cozinhando por aqui, agora estou sempre atento quando o pessoal vai cozinhar pra ver como faz, enfim para não ter que ficar dependendo de alguem cozinhar pra eu poder comer.
Fizemos nossa compra que tem que durar por 2 semanas, gastamos 20 euros cada um. Compramos tudo pela internet (tesco) e é entregue na porta da nossa casa. (viva a tecnologia).
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Grafton College
Como cheguei a conclusão de escolher essa escola??
Na verdade nem eu sei direito ainda hehehehehe. Mas quando eu ainda estava no Brasil os comentários que eu ouvia o pessoal falar era que a maioia das escolas são apenas fábricas de visto, que praticamente nenhuma está preocupado com os alunos, troca de professores direto e na sala é 100% de brasileiros.
Diante dessa encruzilhada realmente não fazia muita diferença na escolha da escola, afinal todas são praticamente iguais.
Um dos pontos que me levou a escolher a Grafton foi por ela aparentemente ter uma estrutura melhor que algumas outras escolas que andei pesquisando. Ex: Eurocollege e The Language House. Onde a rotatividade de professores, segundo comentários, era muito grande e os computadores da escola nenhum funcionavam.
Na Grafton tem uns 10 computadores, dos quais uns 6 funcionam rsrsrsrs e pelo menos nessas 2 semanas de aula ainda não trocamos de professor, o que parece ser um bom sinal hahahaha. Quanto a presença eles são bem exigentes, temos que cumprir pelo menos os 80% de presença.
A sala é grandinha, tem hoje umas 15 pessoas na lista de chamada, porém diariamente vão umas 8 ou 9 pessoas, se as 15 resolverem ir todas num mesmo dia dai fudeo não cabe todo mundo.
E quando eu estava fechando o pacote com a Gotolondon o preço da Grafton era um pouco maior que da The Language House, o que levava a maioria dos brasileiros a escolher a The Language (90% dos brasileiros estavam fechando lá), enquanto na Grafton era um ou outro.
Resultado, até o presente momento não tenho o que reclamar da escola, a professora não é ruim, a estrutura da escola é boa, na sala tem 02 mexicanas, 01 mauricio, 02 chineses e uns 10 brasileiros. Agora a questão de aprender ou não, vai depender de cada um mesmo.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
terça-feira, 10 de novembro de 2009
First Home
Conforme já falei anteriormente a busca pela nossa atual casa foi bem longa e sofrida também.
Existe um site aqui na Irlanda o http://www.daft.ie/ , lá vc pode procurar por casas/apartamentos já ocupados (sharing) ou pode começar uma casa do zero (letting). Como fomos orientado a pelo menos nesse princípio não fechar e assinar nenhum contrato em nosso nome, devido ao fato de talvez queremos mudar mais pra frente, não gostarmos da casa ou vizinhança, enfim qualquer tipo de empecilho que irá nos fazer romper o contrato e pagar uma multa, optamos por pegar apartamentos ou casa já ocupadas.
Existem inúmeras opções, dos mais variados preços, diferentes localizações, diferentes tamanhos e claro também diferentes pessoas e culturas.
Optamos por morar em uma casa que tenha pelo menos 01 estrageiro, assim nos força a falar em inglês dentro da casa. Também pretendiamos dividir o quarto apenas em 02, ou seja, Eu e o Felipe num quarto. Muitas casas que vimos eram pra dividir em 3 pessoas, alguns com 4 pessoas o que acaba tirando um pouco da privacidade, o melhor mesmo seria se cada um tivesse seu quarto mas, por enquanto não temos condições de sustentar isso hehehehe.
Ligamos para várias vagas, algumas responderam outras nem deram resposta, algumas marcavamos pra ver mas na hora que iamos confirmar pra visitar a pessoa já tinha alugado, outras não gostavamos do lugar, o quarto era muito pequeno, ou a casa cheirava estranho ou o povo que morava era estranho hehehehe.
E foi praticamente no ultimo dia da nossa home stay que achamos nossa atual casa, ou melhor a Liz achou para nós. A casa fica afastada do centro, num bairro bem tranquilo e praticamente só moram Irlandeses ao nosso redor. A casa é grande tem 04 quartos, 02 banheiros, cozinha, sala de estar, "lavanderia" (na verdade é um espaço pra pendurarmos as roupas), tem um quintal no fundo bem grande, inclusive com uns aparelhos de ginastica para nos exercitarmos, talvez no verão eu pense em fazer isso rsrsrsr. Sem contar que na casa tem Internet de 10 MB, TV a cabo, microondas, lavadora, lavadora de louça, torradeira, fogão, geladeira, freezer, enfim a casa é bem completa. Ah e também tem lençol, edredons, cobertas não precisamos comprar nada disso. Nosso quarto é o maior da casa, tem um armário e 2 cômodas com gavetas para guardarmos as coisas.
Dividimos a casa com Yuchi (frances), Marcelo (brasileiro), Victor (Letonia), Felipe e eu (brasileiros rsrs). E o LandLord (dono da casa que aluga pra gente) é o Steo, ele é irish e direto vem aqui, super gente fina, brincalhão, meio piradinho da cabeça, mas tem um coração bom rsrsrs. Direto ele traz comida pra gente, esses tempos ele comprou banana, maça e leite. Uns tempos atrás trouxe papel higienico pra casa e sempre é interessante trocar umas idéias com ele.
Bom...amanhã promento que posto as fotos da casa, estava meio preguiçoso hoje.
Existe um site aqui na Irlanda o http://www.daft.ie/ , lá vc pode procurar por casas/apartamentos já ocupados (sharing) ou pode começar uma casa do zero (letting). Como fomos orientado a pelo menos nesse princípio não fechar e assinar nenhum contrato em nosso nome, devido ao fato de talvez queremos mudar mais pra frente, não gostarmos da casa ou vizinhança, enfim qualquer tipo de empecilho que irá nos fazer romper o contrato e pagar uma multa, optamos por pegar apartamentos ou casa já ocupadas.
Existem inúmeras opções, dos mais variados preços, diferentes localizações, diferentes tamanhos e claro também diferentes pessoas e culturas.
Optamos por morar em uma casa que tenha pelo menos 01 estrageiro, assim nos força a falar em inglês dentro da casa. Também pretendiamos dividir o quarto apenas em 02, ou seja, Eu e o Felipe num quarto. Muitas casas que vimos eram pra dividir em 3 pessoas, alguns com 4 pessoas o que acaba tirando um pouco da privacidade, o melhor mesmo seria se cada um tivesse seu quarto mas, por enquanto não temos condições de sustentar isso hehehehe.
Ligamos para várias vagas, algumas responderam outras nem deram resposta, algumas marcavamos pra ver mas na hora que iamos confirmar pra visitar a pessoa já tinha alugado, outras não gostavamos do lugar, o quarto era muito pequeno, ou a casa cheirava estranho ou o povo que morava era estranho hehehehe.
E foi praticamente no ultimo dia da nossa home stay que achamos nossa atual casa, ou melhor a Liz achou para nós. A casa fica afastada do centro, num bairro bem tranquilo e praticamente só moram Irlandeses ao nosso redor. A casa é grande tem 04 quartos, 02 banheiros, cozinha, sala de estar, "lavanderia" (na verdade é um espaço pra pendurarmos as roupas), tem um quintal no fundo bem grande, inclusive com uns aparelhos de ginastica para nos exercitarmos, talvez no verão eu pense em fazer isso rsrsrsr. Sem contar que na casa tem Internet de 10 MB, TV a cabo, microondas, lavadora, lavadora de louça, torradeira, fogão, geladeira, freezer, enfim a casa é bem completa. Ah e também tem lençol, edredons, cobertas não precisamos comprar nada disso. Nosso quarto é o maior da casa, tem um armário e 2 cômodas com gavetas para guardarmos as coisas.
Dividimos a casa com Yuchi (frances), Marcelo (brasileiro), Victor (Letonia), Felipe e eu (brasileiros rsrs). E o LandLord (dono da casa que aluga pra gente) é o Steo, ele é irish e direto vem aqui, super gente fina, brincalhão, meio piradinho da cabeça, mas tem um coração bom rsrsrs. Direto ele traz comida pra gente, esses tempos ele comprou banana, maça e leite. Uns tempos atrás trouxe papel higienico pra casa e sempre é interessante trocar umas idéias com ele.
Bom...amanhã promento que posto as fotos da casa, estava meio preguiçoso hoje.
domingo, 8 de novembro de 2009
Primeira Guiness
Bom ontem fui tomar a minha primeira Guiness aqui na Irlanda, afinal não poderia deixar de tomar né, é a principal cerveja do país, sua fábrica fica aqui em Dublin e ela completou nesse ano seus 250 anos.
Primeiramente tinhamos planejado pra ir a noite num PUB lá no Temple bar e tudo mais, porém a tarde nossos celulares tocam, era o Mocotó mandando uma mensagem pra gente que estava rolando uma seleção pra uma nova loja que vai abrir num shopping. Nos arrumamos correndo afinal era umas 15:30 e a seleção segundo ele era somente até as 16:00. Nos arrumamos, pegamos o busão e chegamos lá faltando 5 minutos. Mas infelizmente o recutamento daquele dia era somente pra quem poderia trabalhar full-time a gente só pode part-time.
Saimos de lá e resolvemos tomar as Pint naquela hora mesmo, afinal não estavamos fazendo nada, e estavamos muito próximo ao Temple Bar já, então não fazia muito sentido caminhar 40 minutos pra voltar casa e depois ter que andar mais esses 40 minutos de volta pra beber.
Demos uma volta por alí, vimos os PUBs e resolvemos ir no Hard Rock Café. Como sempre né o Hard Rock super estiloso, carros no teto e tudo mais. Pedi minha primeira Guiness, o Xaveco pediu Heineken pois já tinha tomado a Guiness antes.
Sentamos e fui finalmente experimentar, confesso não gostei não, aparentemente ela tem um gosto meio esquisito, assim não é ruim, mas também não é muito bom não. O povo diz que a gente acostuma com ela. Bom....tenho 01 ano pra me acostumar hahahahahaha.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Setimo dia
Bom estou começando a ficar com preguiça pra escrever e a partir de agora, não irei mais postar por dias, quem sabe por eventos rsrsrsrrs.
Enfim, decidimos onde morar, vamos pra Dublin 3, fica um pouco mais afastado do centro da cidade, porém é uma casa grande, tem quintal no fundo, o nosso quarto na casa é o maior quarto.
E quanto a outra casa, como todo mundo aqui falava que não era uma área segura, preferimos não arriscar.
Preparei todas as minhas coisas pois no dia seguinte teria que sair da host-family e levar tudo para o novo lar. Claro que vamos fazer isso de busão, pois taxi sairia uma fortuna.
Enfim, decidimos onde morar, vamos pra Dublin 3, fica um pouco mais afastado do centro da cidade, porém é uma casa grande, tem quintal no fundo, o nosso quarto na casa é o maior quarto.
E quanto a outra casa, como todo mundo aqui falava que não era uma área segura, preferimos não arriscar.
Preparei todas as minhas coisas pois no dia seguinte teria que sair da host-family e levar tudo para o novo lar. Claro que vamos fazer isso de busão, pois taxi sairia uma fortuna.
Sexto dia
Bom...esse foi o primeiro dia de aula. Cheguei lá, eu ainda nem sabia que sala eu iria nem nada. Por fim estou no Upper Intermediate, me falaram que poderia pro Advanced mas preferi ficar alí pra reforçar mais gramática e essas outras coisas que eu nunca fiz muita questão de aprender hehehehehe.
Estou na mesma sala do Felipe, e na sala tem mexicano, chines, mauricio e claro brasileiros, acho que uns 6 brasileiros no total. A professora é americana e pega bastante no pé na gramática, o que eu particularmente acho bom.
Fomos dar uma olhada em mais algumas casas, até que a Liz achou uma casa pra gente em Dublin 3 que fica uns 40 minutos andando até o centro e uns 10 de onibus. Na casa mora um frances, brasileiro e um cara da Letonia. Gostamos bastante da casa, porém ficou foda pela questão da distância e a outra opção que nós tinhamos era em Dublin 1, uns 10 minutos a pé da nossa escola, porém não é uma das melhores áreas pra se morar. Ficamos então na dúvida de ter mais conforto e morar longe ou morar perto com menos conforto?
Voltei pra casa e combinamos de pensar sobre o que seria melhor decidirmos.
Estou na mesma sala do Felipe, e na sala tem mexicano, chines, mauricio e claro brasileiros, acho que uns 6 brasileiros no total. A professora é americana e pega bastante no pé na gramática, o que eu particularmente acho bom.
Fomos dar uma olhada em mais algumas casas, até que a Liz achou uma casa pra gente em Dublin 3 que fica uns 40 minutos andando até o centro e uns 10 de onibus. Na casa mora um frances, brasileiro e um cara da Letonia. Gostamos bastante da casa, porém ficou foda pela questão da distância e a outra opção que nós tinhamos era em Dublin 1, uns 10 minutos a pé da nossa escola, porém não é uma das melhores áreas pra se morar. Ficamos então na dúvida de ter mais conforto e morar longe ou morar perto com menos conforto?
Voltei pra casa e combinamos de pensar sobre o que seria melhor decidirmos.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Quinto Dia
O Felipe me ligou no sabado a noite pra me convidar pra jantar no domingo e dormir na casa dele, pois a Liz tinha pedido pra ele fazer o convite.
Como ultimamente estava fazendo minhas jantas sozinho, e a Liz é super gente boa aceitei o convite na hora.
Acordei, vi o horario do meu busão, de domingo só passa de 2 em 2 horas. Bom...fui sair de casa era meio-dia só, cheguei na casa da Liz, ficamos lá conversando até perto da janta.
Ela tinha convidado um casal de amigos dela, os dois super gente fina também e assistimos X-Factor (tipo um American Idol).
Como ultimamente estava fazendo minhas jantas sozinho, e a Liz é super gente boa aceitei o convite na hora.
Acordei, vi o horario do meu busão, de domingo só passa de 2 em 2 horas. Bom...fui sair de casa era meio-dia só, cheguei na casa da Liz, ficamos lá conversando até perto da janta.
Ela tinha convidado um casal de amigos dela, os dois super gente fina também e assistimos X-Factor (tipo um American Idol).
sábado, 31 de outubro de 2009
Quarto dia
Fui até a casa do Felipe hoje para irmos dar uma olhada em mais algumas casas, conheci a Liz a Host-Mother dele, muito gentil e simpatica ela, inclusive ela se ofereceu pra ir com a gente procurar as casas. Demos uma olhada no daft (site que o pessoal anunciam as vagas) e marcamos alguns contatos para visitarmos, vimos umas 3 casas hoje....uma tinha umas 13 pessoas morando nela, essa já descartamos de cara, e os outros 2 ficamos meio na duvida ainda, falta ainda visitarmos mais umas 3 do que anotamos pra podermos enfim decidir.
Não é uma decisão tão fácil, pois precisamos avaliar os moradores, localização e também a casa em si, por isso estamos tomando cuidado pra não escolher a casa errada.
Voltei pra casa e o Felipe me liga falando que a Liz me chamou pra jantar com eles amanhã e também dormir por lá. Ela realmente é uma pessoa bem especial e está ajudando bastante a gente. Bom quanto a oferta aceitei na hora né. Afinal aqui em casa eu sempre faço as refeições sozinho, e sem contar que não vou precisar acordar tão cedo pra ir para a escola =D.
Pra janta hoje teve wafles e não lembro o nome mas basicamente era massa folheada com "sausage".
Minha TV não estava funcionando, agora meu host consertou e ta tudo ok.
Não é uma decisão tão fácil, pois precisamos avaliar os moradores, localização e também a casa em si, por isso estamos tomando cuidado pra não escolher a casa errada.
Voltei pra casa e o Felipe me liga falando que a Liz me chamou pra jantar com eles amanhã e também dormir por lá. Ela realmente é uma pessoa bem especial e está ajudando bastante a gente. Bom quanto a oferta aceitei na hora né. Afinal aqui em casa eu sempre faço as refeições sozinho, e sem contar que não vou precisar acordar tão cedo pra ir para a escola =D.
Pra janta hoje teve wafles e não lembro o nome mas basicamente era massa folheada com "sausage".
Minha TV não estava funcionando, agora meu host consertou e ta tudo ok.
Terceiro dia
Chegamos cedo na escola para fazermos nossas carteirinhas e pegar as cartas do PPS e do Banco. Pra fazer o PPS foi bem tranquilo, um pouco demorado mas sem problemas nenhum. O banco fica um pouco mais longe e fizemos uma caminhadinha até lá, atravessamos o rio que separa Dublin e passamos pela Grafton Street que ainda não conhecia.
No banco tem até um intérprete brasileiro, agora imagina o tanto de brasileiro que não vai lá. Pra eles terem que contratarem um brasileiro só pra fazer isso.
Depois de aberto a conta, já estamos a metade do caminho de fazer nosso visto de 01 ano. Porque o que recebemos na imigração foi de apenas 01 mês.
Perto do banco tem um parque bem bonito, inclusive tiramos algumas fotos, e pelo que percebemos uma galera vai lá pra comer, afinal é um lugar bem agradavel, realmente gostei do parque.
Voltamos pra escola para começar a procurar por casas pra morar, afinal a host-family é por uma semana só. Demos uma olhada, mas poucas coisas chamaram nossa atenção. Ligamos pra alguns, mas não agradaram, alguns nao atendiam, até que gostamos de um e fomos visitar. No Ap tem um cara do sri lanka, 2 espanhois e 3 brasileiros. Aparentemente todos são bem gente fina, porém o quarto não é muito grande, mas como era o primeiro apartamento que estavamos visitando, deixamos a opção em aberto, afinal precisavamos visitar mais. Saímos desse já era tarde quase 7 da noite eu acho, peguei meu onibus e fui pra casa.
Chegando em casa tive até uma surpresa vi o meu host-father aqui, por um instante cheguei a pensar que ele não existia, conversei com ele, ele parece ser bem bacana, estava em viagem, mas como todos aqui, estava meio com pressa e tinha que sair, ele esquentou minha janta, arroz, batata (pra variar) e hamburger axo que ele sabe fazer a mesma coisa que eu na cozinha hahahahahahaha.
No banco tem até um intérprete brasileiro, agora imagina o tanto de brasileiro que não vai lá. Pra eles terem que contratarem um brasileiro só pra fazer isso.
Depois de aberto a conta, já estamos a metade do caminho de fazer nosso visto de 01 ano. Porque o que recebemos na imigração foi de apenas 01 mês.
Perto do banco tem um parque bem bonito, inclusive tiramos algumas fotos, e pelo que percebemos uma galera vai lá pra comer, afinal é um lugar bem agradavel, realmente gostei do parque.
Voltamos pra escola para começar a procurar por casas pra morar, afinal a host-family é por uma semana só. Demos uma olhada, mas poucas coisas chamaram nossa atenção. Ligamos pra alguns, mas não agradaram, alguns nao atendiam, até que gostamos de um e fomos visitar. No Ap tem um cara do sri lanka, 2 espanhois e 3 brasileiros. Aparentemente todos são bem gente fina, porém o quarto não é muito grande, mas como era o primeiro apartamento que estavamos visitando, deixamos a opção em aberto, afinal precisavamos visitar mais. Saímos desse já era tarde quase 7 da noite eu acho, peguei meu onibus e fui pra casa.
Chegando em casa tive até uma surpresa vi o meu host-father aqui, por um instante cheguei a pensar que ele não existia, conversei com ele, ele parece ser bem bacana, estava em viagem, mas como todos aqui, estava meio com pressa e tinha que sair, ele esquentou minha janta, arroz, batata (pra variar) e hamburger axo que ele sabe fazer a mesma coisa que eu na cozinha hahahahahahaha.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Segundo dia
Segundo dia acordei somente as 8 da manha e olha que eu tinha ido dormir 8 da noite hehehehhe. Estava cansado né por causa da viagem.
O filho da minha Host o Stephen tinha ficado de me dar uma carona até próximo ao centro por volta das 10:15, esperei até umas 10:30 e como nem ele nem tinha aberto a porta do quarto ainda, resolvi ir de busão mesmo, pois tinha combinado com o Felipe entre 10:30 e 11:00 na escola, na verdade eu já estava atrasado pra isso, mas como contava com aquela carona, não tinha jeito.
Ahhhh minha host mother fez uma lista dos horários de ônibus, me deu um mapinha e falou onde eu teria que pegar, tudo bonitinho, mas o que ela esqueceu de me falar foi que o ônibus não aceita notas e somente moedas, e eu só tinha 95 cents no bolso e 10 euros em nota. E o motorista ficava repetindo pra mim que só aceitava "coins". Já estava ficando desesperado achando que teria que descer do ônibus, até falei pra ele que eu poderia ver com o pessoal que estava no onibus se poderiam trocar pra mim....ele ficou pensativo e pegou a carteira dele e me entregou um cartao, valido pra usar o onibus por 90 minutos, e que era exatamente pra situações de emergencias como a minha. Agradeci a ele um milhão de vezes rsrsrsrs, pois alem de ter quebrado esse galho pra mim, ainda economizei 2,20 na passagem rsrsrsrsrs.
Pedi pra descer o mais próximo da rua da minha escola, porém é uma rua pequena e poucas pessoas conhecem e eu sai sem o mapa da cidade, imagina o caos, só sabia o nome da escola e a rua dela. Bom....desci na O'connel Street uma das principais aqui e perguntei pra um Irish, ele não sabia onde ficava, mas foi super gentil e andou uma quadra comigo, atravessou a rua e me levou na loja de um amigo dele que disse que poderia me informar o endereço, realmente ele me deu alguma coordenadas, mas não consegui achar a rua mesmo assim....perguntei umas 3x só daí consegui achar a escola.
Cheguei lá na escola acho que era 12:30 ou quase 01 hora, pensei comigo...noossa o Felipe deve ter ficado puto e ido embora, afinal tinha marcado no maximo 11:00, ainda bem que ele foi paciente e nesse meio tempo fez o teste de nivelamento e tudo mais, quando cheguei ele estava acabando o teste. Fiz o meu teste também e depois saímos pra almoçar.
No almoço estavamos definindo nossas prioridades:
1) Eu precisava comprar um chip vodafone e ligar urgente pra casa;
2) Precisavamos comprar adaptador pras tomadas pq daqui é diferente do Brasil e nossos celulares já estavam em bateria.
3) Precisamos de um endereço fixo pra poder fazer nossos documentos.
Resolvemos esses 3 assuntos e voltei pra casa, pra janta tinha arroz, file de frango e vagem com um molho beeeem apimentado, se contar que minha host colocou um prato de pedreiro pra mim, falei pra ela que era muita comida....ela me disse "Do your best" hahahahaaha. Conversei um pouquinho com ela e depois subi pra poder ligar pra casa, pois nesse meio tempo já tinha colocado o celular pra carregar.
Depois de ligado pra casa, respondi os e-mails e tava atualizando esse blog. Bom....o terceiro dia praticamente acabou, mas só vou postar sobre ele amanhã rsrsr
O filho da minha Host o Stephen tinha ficado de me dar uma carona até próximo ao centro por volta das 10:15, esperei até umas 10:30 e como nem ele nem tinha aberto a porta do quarto ainda, resolvi ir de busão mesmo, pois tinha combinado com o Felipe entre 10:30 e 11:00 na escola, na verdade eu já estava atrasado pra isso, mas como contava com aquela carona, não tinha jeito.
Ahhhh minha host mother fez uma lista dos horários de ônibus, me deu um mapinha e falou onde eu teria que pegar, tudo bonitinho, mas o que ela esqueceu de me falar foi que o ônibus não aceita notas e somente moedas, e eu só tinha 95 cents no bolso e 10 euros em nota. E o motorista ficava repetindo pra mim que só aceitava "coins". Já estava ficando desesperado achando que teria que descer do ônibus, até falei pra ele que eu poderia ver com o pessoal que estava no onibus se poderiam trocar pra mim....ele ficou pensativo e pegou a carteira dele e me entregou um cartao, valido pra usar o onibus por 90 minutos, e que era exatamente pra situações de emergencias como a minha. Agradeci a ele um milhão de vezes rsrsrsrs, pois alem de ter quebrado esse galho pra mim, ainda economizei 2,20 na passagem rsrsrsrsrs.
Pedi pra descer o mais próximo da rua da minha escola, porém é uma rua pequena e poucas pessoas conhecem e eu sai sem o mapa da cidade, imagina o caos, só sabia o nome da escola e a rua dela. Bom....desci na O'connel Street uma das principais aqui e perguntei pra um Irish, ele não sabia onde ficava, mas foi super gentil e andou uma quadra comigo, atravessou a rua e me levou na loja de um amigo dele que disse que poderia me informar o endereço, realmente ele me deu alguma coordenadas, mas não consegui achar a rua mesmo assim....perguntei umas 3x só daí consegui achar a escola.
Cheguei lá na escola acho que era 12:30 ou quase 01 hora, pensei comigo...noossa o Felipe deve ter ficado puto e ido embora, afinal tinha marcado no maximo 11:00, ainda bem que ele foi paciente e nesse meio tempo fez o teste de nivelamento e tudo mais, quando cheguei ele estava acabando o teste. Fiz o meu teste também e depois saímos pra almoçar.
No almoço estavamos definindo nossas prioridades:
1) Eu precisava comprar um chip vodafone e ligar urgente pra casa;
2) Precisavamos comprar adaptador pras tomadas pq daqui é diferente do Brasil e nossos celulares já estavam em bateria.
3) Precisamos de um endereço fixo pra poder fazer nossos documentos.
Resolvemos esses 3 assuntos e voltei pra casa, pra janta tinha arroz, file de frango e vagem com um molho beeeem apimentado, se contar que minha host colocou um prato de pedreiro pra mim, falei pra ela que era muita comida....ela me disse "Do your best" hahahahaaha. Conversei um pouquinho com ela e depois subi pra poder ligar pra casa, pois nesse meio tempo já tinha colocado o celular pra carregar.
Depois de ligado pra casa, respondi os e-mails e tava atualizando esse blog. Bom....o terceiro dia praticamente acabou, mas só vou postar sobre ele amanhã rsrsr
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Primeiro Dia
Tive um pequeno probleminha com a Host-family, porque a escola havia me enviado a familia errada, porém esse problema se resolveu logo. Ligamos pra agência e eles rapidamente me encaminharam para a Host-family correta.
Já estou bem acomodado, inclusive minha casa é linda, enorme, tem até um campo de futebol aqui atrás, tem uns 5 quartos, um quarto e um banheiro só pra mim, meu quarto tem 2 camas de solteiro, estao juntas entao parece de casal, tem TV, só que fica no andar mais alto da casa (acho que é o sótão ou coisa do tipo), então imagina subindo as malas pela escada, foi um sofrimento.
A familia não é da mais simpatica não, é a mulher o marido e mais 3 filhos....ahh e um cachorro (cocker), só vi 2 filhos até agora mas eles mal falam comigo, só "oi, a janta ta pronta e tchau" rsrsrsrs, o pai nunca vi tbm, a mãe é a mais atenciosa e com quem converso mais, mesmo assim não tive muitas oportunidades de conversar com ela, o cachorro é o mais legal da familia hahahaha, fico brincando com ele.
A casa fica a 1 hora e 15 minutos de onibus para o centro, é muitoooo longe, ainda bem que é por 1 semana só, senão não iria aguentar não.
Ahhh o dia estava lindo, com sol e nem estava frio, td mundo disse que foi um dia bem atípico pra Dublin.
Cheguei na casa morrendo de cansaço, após a viagem e o passeio a mais na cidade por ter ido na casa errada, me receberam na casa, me mostraram o quarto, banheiro, cozinha, que eu podia pegar a comida da geladeira e tomar ÁGUA hhahahahahahaaha. Depois disso tomei meu banho e resolvi dormir mesmo.
Já estou bem acomodado, inclusive minha casa é linda, enorme, tem até um campo de futebol aqui atrás, tem uns 5 quartos, um quarto e um banheiro só pra mim, meu quarto tem 2 camas de solteiro, estao juntas entao parece de casal, tem TV, só que fica no andar mais alto da casa (acho que é o sótão ou coisa do tipo), então imagina subindo as malas pela escada, foi um sofrimento.
A familia não é da mais simpatica não, é a mulher o marido e mais 3 filhos....ahh e um cachorro (cocker), só vi 2 filhos até agora mas eles mal falam comigo, só "oi, a janta ta pronta e tchau" rsrsrsrs, o pai nunca vi tbm, a mãe é a mais atenciosa e com quem converso mais, mesmo assim não tive muitas oportunidades de conversar com ela, o cachorro é o mais legal da familia hahahaha, fico brincando com ele.
A casa fica a 1 hora e 15 minutos de onibus para o centro, é muitoooo longe, ainda bem que é por 1 semana só, senão não iria aguentar não.
Ahhh o dia estava lindo, com sol e nem estava frio, td mundo disse que foi um dia bem atípico pra Dublin.
Cheguei na casa morrendo de cansaço, após a viagem e o passeio a mais na cidade por ter ido na casa errada, me receberam na casa, me mostraram o quarto, banheiro, cozinha, que eu podia pegar a comida da geladeira e tomar ÁGUA hhahahahahahaaha. Depois disso tomei meu banho e resolvi dormir mesmo.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Destino Definido
Enfim depois de algum tempo cheguei a uma decisão final, e Dublin na Irlanda será o meu destino de pelo menos 01 ano. Depois de esperar por muito tempo a resposta da China, resolvi adiar essa viagem e quem sabe arriscar a sorte ano que vem, claro se tudo der certo né?
Bom curso comprado, após pesquisar muito, fechei com a Gotolodon, fiquei meio receoso por ser uma empresa que atende 100% on line, mas após várias pesquisas, vendo serasa, procon, secretaria de turismo, comunidades do orkut, blogs, e claro nosso bom amigo google, deu pra perceber que é uma empresa séria, e não achei uma única pessoa que disse ter tido problemas com ela, pelo menos eu espero né rsrsrs, porque afinal já paguei tudo, o curso, moradia e o seguro viagem. Assim que chegar todas as cartas aqui em casa, posto novamente confirmando hehehehe.
Passagem já comprada também, vou pela Ibéria, inicialmente para o dia 26, mas cancelaram a conexão Madri - Dublin justamente desse dia, ooo sorte, mas remarquei para o dia 27/10, espero que sem alterações daqui para frente. O vôo sai de Londrina dia 27 proximo ao meio dia, para em São Paulo, depois em Madri para só depois até o destino final DUBLIN \o/ próximo ao meio dia tbm do dia 28. Então vão ser no total 24 horas de viagem entre vôo, esperas em aeroporto e também a diferença de fuso horário. Vai cansar bastante, vou levar tudo que for possível livros, i-pod, notebook, sudoku, qualquer coisa pra matar o tempo. O bom é que o Felipe está indo no mesmo vôo que eu, então isso irá ajudar a passar a hora.
Bom curso comprado, após pesquisar muito, fechei com a Gotolodon, fiquei meio receoso por ser uma empresa que atende 100% on line, mas após várias pesquisas, vendo serasa, procon, secretaria de turismo, comunidades do orkut, blogs, e claro nosso bom amigo google, deu pra perceber que é uma empresa séria, e não achei uma única pessoa que disse ter tido problemas com ela, pelo menos eu espero né rsrsrs, porque afinal já paguei tudo, o curso, moradia e o seguro viagem. Assim que chegar todas as cartas aqui em casa, posto novamente confirmando hehehehe.
Passagem já comprada também, vou pela Ibéria, inicialmente para o dia 26, mas cancelaram a conexão Madri - Dublin justamente desse dia, ooo sorte, mas remarquei para o dia 27/10, espero que sem alterações daqui para frente. O vôo sai de Londrina dia 27 proximo ao meio dia, para em São Paulo, depois em Madri para só depois até o destino final DUBLIN \o/ próximo ao meio dia tbm do dia 28. Então vão ser no total 24 horas de viagem entre vôo, esperas em aeroporto e também a diferença de fuso horário. Vai cansar bastante, vou levar tudo que for possível livros, i-pod, notebook, sudoku, qualquer coisa pra matar o tempo. O bom é que o Felipe está indo no mesmo vôo que eu, então isso irá ajudar a passar a hora.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
segunda-feira, 27 de julho de 2009
China
UM PAÍS ORGANIZADO: Pense em mais de um bilhão de pessoas, organizadas de uma forma inacreditavelmente funcional. É de tirar o chapéu! Talvez por isso os chineses tenham sido escalados para sediar os Jogos Olímpicos mais modernos já vistos na história dos esportes. A organização é tanta, que até foi lançada uma campanha dentro da própria China para orientar seu povo na melhor maneira de receber os visitantes. Não só para a época das Olimpíadas, mas também porque, segundo a Organização Mundial de Turismo, a China deve se tornar o país mais visitado no mundo até 2020. Isso porque o turismo, aberto recentemente, oferece ao visitante não só os 5 mil anos de civilização com direito a Grande Muralha, Guerreiros de Terracota e Cidade Proibida. Tem também muita balada, compras, restaurantes deliciosos, paisagens alucinantes e até espetinho de escorpião!
LUGARES IMPERDÍVEIS: Não se esqueça de reservar um dia para as compras em Hong Kong. Xi'an é imperdível, não só pelos Guerreiros de Terracota, mas também pelo Big Wild Goose Pagoda, um monumento perto do centro da cidade que todos os dias, às 20h, apresenta um espetáculo de águas dançantes, luzes e música. O show dura uns 15 minutos, é de graça e lindo (por isso é bom chegar um pouco antes para pegar um bom lugar)! Não deixe de visitar o Buda de 70m, encravado na pedra em Lesham, uma cidadezinha próxima a Chengdu. Ali, visite também o Centro de Pesquisa dos Pandas, onde você vai ver o panda gigante (branco e preto) e o vermelho (aquele menor que parece uma raposa). Dá para ir e voltar de ônibus no mesmo dia! O Jardim Privado dos Imperadores Ming e Qing em Beihai, ao lado da Cidade Proibida (em Pequim), é um dos parques mais bonitos da China, cheio de chineses tomando chá em suas garrafas térmicas. Alguns moradores da região se juntam ali para cantar. É um bom lugar para conhecer um pouco do estilo de vida do povo chinês. Em Pequim, alugue uma bicicleta e saia pedalando pelos hutongs, vielas que ainda preservam casas tradicionalmente chinesas, separadas em cômodos com um pátio central.
FIQUE ATENTO:
- A classificação por estrelas dos hotéis da China é diferente: 3 estrelas lá equivalem ao hotel 4 estrelas daqui;
- Os albergues e hotéis sempre têm passeios para os principais pontos turísticos, e são bem em conta;
- Você pode trocar dinheiro no aeroporto, no hotel, nos bancos ou retirá-lo nos cash machines com seu cartão de crédito;
- É importante ter sempre dinheiro vivo, porque muitas lojas não aceitam cartão de crédito internacional. Ao deixar a China, você terá que pagar 90 ienes, também em dinheiro, de taxa do aeroporto;
- Os chineses normalmente não aceitam gorjetas.
* PALAVRAS PARA USO DIÁRIO:
Bom dia: Zao Chen Hao ou abreviado Ni Zao. Mas só até às 10h.
Tudo bem ou olá: Ni Hao para o resto do dia.
Obrigado: Xie Xie ou Duo Xie para muito obrigado.
De nada: Bu Ke Qi.
A conta, por favor: Mai Dan.
Desculpe: Dui Bu Qi.
Muito bom: Tai Hao le ou Fei Chang Hao.
Gosto muito: Wo Hen Xi Huan.
Não: Bu.
Até mais: Zai Jian.
Sou brasileiro: Wo Shi Ba Xi Ren.
* CURIOSIDADES E ESQUISITICES:
- Se você entrar numa loja e começar a negociar o preço de algum produto, você é praticamente OBRIGADO a comprar. Para eles, se você começou a negociar é porque realmente quer aquele produto. Então, se você não comprar, é uma desonra enorme para o vendedor, um insulto! A situação tende a ficar tensa e aí o vendedor normalmente fala: "You say price!". Esse é o momento de jogar o preço lá embaixo!
- No supermercado você vai encontrar mais vendedoras do que corredores. Elas estão ali para recomendar produtos, mas ficam basicamente examinando detalhadamente o que você põe no carrinho.
- É comum encontrar as pessoas de pijama na rua.
- Os chineses se cumprimentam apertando as mãos. Às vezes, os homens batem no ombro um do outro (pode ser uma batida forte) mas não se assuste, este é um gesto muito amigável. Amigos homens às vezes caminham abraçados. Dar beijos é raro, acontece normalmente dentro da família ou entre amigas íntimas.
- Entre pessoas mais velhas e tradicionais, nunca coloque os pauzinhos de pé no arroz, porque essa é a forma de colocá-los no arroz oferecido aos mortos! Os mais jovens não ligam pra isso.
- O karaokê é o esporte nacional na China. É comum vê-los praticando até em funerais!
* HORÁRIO DE COMÉRCIO: das 9h às 12h e das 13h às 16h para bancos, das 9h às 21h para lojas e das 7h às 23h para hotéis.
Créditos Revista 180.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Dublin
Bom pessoal, falar um pouquinho dessa cidade que me chamou bastante a atenção. Primeiramente foi pela facilidade de se conseguir um visto para ir para lá, basta que a gente tenha se matriculado em alguma escola, estar com as passagens de volta e mais 1000 euros no bolso, e claro o passaporte. Pronto vc está preparado para entrar na Irlanda.
Sei que existe vários brasileiros por lá, e que se eu ficar andando somente em turmas de brasileiros não vou melhorar meu ingles, claro que a gente poderia tentar aquela história de vamos conversar só em ingles, mesmo entre a gente. Acreditem isso é besteira e não funciona....experiencia da minha viagem para os Estados Unidos, onde chegamos a tentar isso, mas é pura besteira, não funciona mesmo. Mas também vc está num país que fala ingles, então precisa se virar, converse com as pessoas, seu vizinho, a caixa do mercado, o tiozinho jogando dominó na praça, sei lá...é só procurar alguem pra conversar, não é dificil.
Como ainda não fui para lá, nada definido ainda vou passar alguns dados aqui que peguei no wikipedia e na net hehehehe....
Dublin é a capital da Republica da Irlanda, tem aproximadamente 500 mil habitantes, é o principal centro de ensino na Irlanda. Cidade famosa pelos bares e Pubs e claro pela cerveja Guiness e a banda U2.
Tudo na cidade é extremamente cultural, desde grandes, escritores, musicos, galerias, museus. A cidade é cheia de tradições e mitos...quem nunca ouviu falar dos duendes, acho que por lá eles existem rssrsr.
A comida, não é a melhor do mundo, ela não tem essa tradição, mas dizem que tem melhorado, não é só batatas, como antigamente. Mas basicamente a comida é carne e raizes, ou seja, batata hahahaha
Diz se que o sistema de onibus eh bastante eficiente, mas também podemos sempre recorrer e ir a pé ou de bike...
Informações Gerais
DDI: 353
Línguas oficiais: inglês e gaélico
Moeda: euro
Visto: não é necessário por até 90 dias
Fuso Horário: + 3h
Clima: O ideal é viajar entre os meses de junho e agosto, auge do verão europeu, quando o clima é mais seco. Nessa época, a temperatura fica entre 14º e 20º durante o dia, esse que vai até as 22 horas.
St. Patrick's Day é comemorado no dia 17 de Março.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
China X Irlanda
Após me formar, resolvi que era hora de dar um reviravolta na minha vida, já estou cansado do Brasil, e preciso sair de novo pra dar aquela arejada na cabeça, esse negócio de viajar parece que vicia a gente...claro meu intuito é ganhar experiencia lá fora e voltar para o Brasil, mesmo reclamando muito não sei se conseguiria deixar o país definitivamente, afinal todos os amigos e familiares estão aqui....bom...vamos ao que realmente interessa...
Tenho dois possiveis destinos para ir,um é ir pra Dublin na Irlanda com o Felipe (Xaveco) grande parceiro ae da facul,ir pra lá e fazer uns cursos, ralar bastante, ganhar uma graninha e por fim fazer o tão esperado mochilão pela Europa, que ainda é algo que pretendo realizar.
O segundo destino é a grande e misteriosa China, pelo menos para mim é heheh...aprendi apenas duas palavras em mandarim até agora, uma delas é ni-hao, é um cumprimento, quer dizer "oi", "bom dia", "boa tarde", enfim...é praticamente igual aloha...serve pra qualquer hora do dia...bom a outra palavra nao lembro agora, mas a tradução dela é obrigado, para a China não consegui achar nenhum louco pra ir comigo, mas sem problemas, a gente se vira por lá.
Na verdade o grande problema da minha indecisão é que na China eu iria para fazer um estágio na minha área: Administração, tudo muito legal, afinal a China é o maior mercado mundial, o que mais cresce e o que tem mais potencial e sem contar o fato de que o mundo todo quer fazer negócios com os chineses, porém a cultura é totalmente diferente, como já disse não falo nada de chines, eles comem barata e cachorro hahaha(bom essa parte é verdade, eles realmente comem essas coisas, porém entra mais na culinária exotica, mesma coisa aqui quando o povo come carne de cobra, jacaré, tatu, coisas do tipo) e o salário é muito baixo, eles pagam tipo R$200,00 por mês, ainda bem que o custo de vida lá é barato, mas fala sério é muito pouco, claro estou pensando no curto prazo, e sei que a longo prazo é um ótimo investimento, principalmente para a minha carreira profissional. Afinal como diz meu chefe, "Irlanda, Inglaterra, Australia todo mundo vai pra esses lugares, já não é mais diferencial nenhum, fala que vc morou na China, daí sim todo mundo fica impressionado", tive que concordar com ele. Verdade pura.
Só que indo para a China estarei adiando meu mochilão pela Europa, e também dar aquela utlima refinada no ingles e partir em definitivo para outra lingua....sem contar que Irlanda todo mundo fala ingles, entao nao teria nenhum problema com comunicação e sem contar que o Felipe tambem está indo para lá, é sempre bom ter um amigo por perto né.
Enfim....tenho mais alguns dias aí pra decidir, estou na contagem regressiva, afinal setembro pretendo estar embarcando, não importa para onde.
Tenho dois possiveis destinos para ir,um é ir pra Dublin na Irlanda com o Felipe (Xaveco) grande parceiro ae da facul,ir pra lá e fazer uns cursos, ralar bastante, ganhar uma graninha e por fim fazer o tão esperado mochilão pela Europa, que ainda é algo que pretendo realizar.
O segundo destino é a grande e misteriosa China, pelo menos para mim é heheh...aprendi apenas duas palavras em mandarim até agora, uma delas é ni-hao, é um cumprimento, quer dizer "oi", "bom dia", "boa tarde", enfim...é praticamente igual aloha...serve pra qualquer hora do dia...bom a outra palavra nao lembro agora, mas a tradução dela é obrigado, para a China não consegui achar nenhum louco pra ir comigo, mas sem problemas, a gente se vira por lá.
Na verdade o grande problema da minha indecisão é que na China eu iria para fazer um estágio na minha área: Administração, tudo muito legal, afinal a China é o maior mercado mundial, o que mais cresce e o que tem mais potencial e sem contar o fato de que o mundo todo quer fazer negócios com os chineses, porém a cultura é totalmente diferente, como já disse não falo nada de chines, eles comem barata e cachorro hahaha(bom essa parte é verdade, eles realmente comem essas coisas, porém entra mais na culinária exotica, mesma coisa aqui quando o povo come carne de cobra, jacaré, tatu, coisas do tipo) e o salário é muito baixo, eles pagam tipo R$200,00 por mês, ainda bem que o custo de vida lá é barato, mas fala sério é muito pouco, claro estou pensando no curto prazo, e sei que a longo prazo é um ótimo investimento, principalmente para a minha carreira profissional. Afinal como diz meu chefe, "Irlanda, Inglaterra, Australia todo mundo vai pra esses lugares, já não é mais diferencial nenhum, fala que vc morou na China, daí sim todo mundo fica impressionado", tive que concordar com ele. Verdade pura.
Só que indo para a China estarei adiando meu mochilão pela Europa, e também dar aquela utlima refinada no ingles e partir em definitivo para outra lingua....sem contar que Irlanda todo mundo fala ingles, entao nao teria nenhum problema com comunicação e sem contar que o Felipe tambem está indo para lá, é sempre bom ter um amigo por perto né.
Enfim....tenho mais alguns dias aí pra decidir, estou na contagem regressiva, afinal setembro pretendo estar embarcando, não importa para onde.
Assinar:
Postagens (Atom)