terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Bicicleta

Um transporte muito utilizado pelos Irlandeses é a bicicleta. Sempre andei reparando nas ruas a quantidade de pessoas que utilizam esse transporte.Também existem vários pontos na cidade onde existem ciclovias por aqui os motoristas respeitam bastante os ciclistas, pelo menos mais do que respeitam os pedestres.hahahaha

No centro de Dublin existem as "Dublin Bikes" que são bicicletas da prefeitura espalhada em vários pontos do centro, onde através de um cartão que vc faz anualmente vc tem o direito de utilizar as bicicletas. O valor da taxa anual é de 10 euros. E os custos para utilizar as bikes são os seguintes:

30 minutos: Free
1 hora: 0,50
2 horas: 1,50
3 horas: 3,50
4 horas: 6,50




Então a dica seria usar ela por 30 minutos, devolver para a estação mais próxima e quando precisar usar de novo usar durante o intervalo de 30 minutos apenas, assim vc não precisa pagar nada.

Bom....como falei muitas pessoas aqui optam por utilizar as bicicletas como meio de transporte, seja apenas para exercitar, realizar alguma atividade física diária, não poluir o ambiente, economizar uma grana e também acreditem....pelo tempo, muitas vezes é mais rápido chegar a determinados pontos da cidade de bicicleta do que de carro ou de ônibus, por causa do transito, que sinceramente é uma verdadeira bagunça por aqui, fiquei indignado, a cidade definitivamente precisa de um planejamento para organizar o tráfico de carros e ônibus, porque o atual é um caos.

Comprei minha bicicleta esses dias, numa feirinha de usados que fica próximo a Parnel Street, paguei 40 euricos nela, aparentemente ela está inteira, com certeza não é a melhor bicicleta mas vai me ajudar a locomover pela cidade.

Com a bicicleta ganha-se muito mais tempo por aqui, além de economizar uma grana que iria se gastar com ônibus. Pra ir a pé até minha escola eu gasto uns 40 minutos, de bicicleta indo bem tranquilo sem pressa, da no máximo uns 15 minutos. E pra ir pro trabalho também, a mesma coisa.

O único problema é quando a chuva está muito forte, daí fica impossível usar a bicicleta, porque senão vc chega todo incharcado na aula ou no trabalho, mas quando está só garoando, que é o normal aqui, é tranquilo de usar.

Aparentemente a Irlanda está me transformando em um atleta rsrsrsrs, primeiro eram as caminhadas diárias que somadas, no final do dia dariam algo em torno de 10 km. Agora irei fazer esses 10 km ou quem sabe mais de bicicleta. Enfim...voltarei para o Brasil, espero...com condicionamento físico bem melhor do que saí hahahahaah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário