sábado, 12 de dezembro de 2009

Custo de Vida

Antes de chegar aqui em Dublin achei que o custo de vida iria ser um pouco parecido com o Estados Unidos. Mas Dublin é a cidade com um dos maiores custos de vida da Europa, tudo aqui é mais caro para se comprar, desde eletrônicos, roupas até comida e bebida. Muitas pessoas vão para a Irlanda do Norte e lotam o carro de compras porque compensa bem mais.

Tudo bem que o aluguel que pagamos aqui é bem mais em conta dos EUA onde a gente pagava uns US$320 cada um por mês e dividir o quarto em 4 pessoas. Aqui pagamos 225 euros por mês e divido o quarto com apenas 01 pessoa, sem contar as facilidades que temos na casa, fogão, tv, internet e bastante espaço =D.

Porém assustei quando fui dar uma olhada em roupas e eletrônicos pra comprar. Assim....tem roupas baratas, tem a Penneys aqui, que vende casacos a 10 euros, porém sem marca nenhuma e tem que tomar cuidado porque tem muitos defeitos de fabricação. Agora se for pra comprar coisa de qualidade, de marca tipo...Levi's, Tommy, Diesel tem que preparar um pouco o bolso pq uma calça não vai sair por menos de 60 euros, isso aquelas das promoções porque as da coleção atual mesmo não rola. E essa mesma regra vale para Notebook ou outros eletrônicos, onde tem que pagar uns 1000 euros pra pegar um bom. Assim....se não for feito nenhuma conversão é barato os produtos, porém quando vc converte para o real ou até mesmo para o dolar, as vezes acaba compensando comprar no Brasil e não por aqui.

No começo estava fazeno uma planilha com todos os meus gastos, quanto ia com alimentação, moradia, baladas e outros gastos, porém me perdi em algum momento e agora ficou dificil de retomar rsrsrs e confesso que a preguiça ta batendo mais forte que o planejamento e organização hehehehe.

Mas assim....estimo que daqui pra frente terei um gasto mensal de não mais que 600 euros por mês. Vou tentar jogar uns valores que lembro de cabeça agora e fazer uma simulação rapida.

Aluguel: 225
Contas (energia, gas, Internet e tv a cabo): 65
Alimentação: 120
Transporte: 75
Baladas: 80
Total: 565,00

Assim....joguei os valores um pouco pra cima, porém sempre acaba surgindo um imprevisto e outro então os valores serão aproximados a isso.

Fazendo um calculo pelo salário mínimo aqui e pela quantidade de horas que nos é permitido trabalhar na semana. O salario é 8,65 por hora e podemos trabalhar maximo 20 horas por semana.
8,65x20 = 173 por semana x 4 semanas = 692 por mês.
O que mostra que trabalhando apenas 20 horas na semana e recebendo o salário mínimo vai dar pra me manter tranquilo por aqui e ainda sobrar um pouco para usar em viagens. =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário