segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Thank you, Thanks a milion, Cheers...



Uma das palavras que mais escuto aqui em Dublin é Obrigado, digo, Thank you. Aliás existem várias formas de se dizer:

Thank you = o jeito mais tradicional e o mais comum;
Thaks Very Much = aqui é falado mUch e não Mãch como nos EUA;
Thanks a million = esse é um jeito bem particular dos Irlandeses, em nenhum outro lugar do mundo existe essa expressão;
Cheers = no Brasil seria um Valeu ou algo do tipo, e também ao invés de You're Welcome vc pode dizer Cheers. É muito comum por aqui, principalmente para a galera mais jovem.

Aqui vc agradece para tudo, você sai do ônibus e agradece, quando você vai comprar alguma coisa por exemplo no KFC onde trabalho a pessoa quando te entrega o dinheiro diz Thank You, quando vc da o troco pra ela ela diz Thanks very much e ainda não cansada quando vc entrega a comida ela diz Thanks a Million. rsrsrsrs é Thanks que não acaba mais.

 A maioria da população é realmente bem educada nesse sentido, sempre agradecendo e também pedindo por favor.

Outra curiosidade diferente do EUA é que aqui eles quase não usam "excuse me". Digo, quando vc quer pedir passagem, ao invés de vc pedir licensa (excuse me) vc pede desculpas (sorry). Ou seja vai passando e diz sorry sorry sorry e pronto. O excuse me seria algo mais pesado por aqui, dificilmente usado.

Aproveitando que estou falando dessas particularidades e diferenças entre Irlanda e USA, outra coisa é quando você não entende o que a pessoa falou e quer que ela repita, pra mim a primeira palavra que me passava pela cabeça seria "what?". Mas aqui isso é considerado falta de educação, a maneira mais correta é dizer "sorry" ou "pardon".

Enfim....tem muitas outras curiosidades, com o tempo vou escrevendo aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário